Pular para o conteúdo principal

Ben Affleck & A "GAROTA EXEMPLAR" de David Fincher

O que dizer de uma histórria sobre o desaparecimento de uma mulher que no dia do aniversário de cinco anos de casamento. E o marido atormentado com o ocorrido, que aos poucos vai se tornando o suspeito (direto ou indireto). Assim começa “A Garota Exemplar (Gone Girl, 2014)”. Baseado no romance de mesmo nome escrito pela norte-americana Gillian Flynn, que foi a responsável pela sua adaptação para a tela grande. Com direção de David Fincher, de “Se7en (1995)” e a versão americana do policial escrito pelo sueco Stieg Larsson, “Millennium: O Homem que não Amava as Mulheres (2011)”.



Estrelado pelo canastrão Ben Affleck & a bela inglesa Rosamund Pike (“Jack Reacher: Último Tiro, 2012”). Eles formam o casal Nick e Amy Dunne, que se conhecem numa festa e consequentemente se casam. A rotina deles é descrita por uma narração em off feita pelos próprios. Assim rola a primeira parte da película. Até seu ponto de virada com o sumiço de Amy e consequentemente a busca por ela. Daí a segunda parte começa com a procura por pistas pelo seu suposto sequestro (e/ ou homicídio). A crescente suspeita em Nick pelo fato. O circo feito pela mídia, pois Amy quando criança inspirou uma serie literária infantil chamada “Amazing Amy”.


A cidade onde vivem no Missouri fica agitada com o acontecimento. Com todos os olhares dirigidos para Nick, que se sente oprimido ao mesmo tempo, com raiva pela situação. Onde não enxerga a culpa pelo desaparecimento e já condenado pelas pessoas através dos meios de comunicação. Em especial, as redes sociais e os programas sensacionalistas da televisão. Já na terceira e final parte, mostra o desenrolar da história de “Garota Exemplar”, onde Nick acaba se vendo como a verdadeira vitima por tudo o que está acontecendo. Daí temos sua trama descrita de forma literal por Flynn com olhar cinematográfico de Fincher. Onde a crítica na sociedade de hoje, em especial, na relação homem-mulher que se juntam e se dizem casados. Só que não se falam mais e desconhecem suas rotinas diárias.



E o jogo de aparências vivido por eles. Com revelações bombásticas sobre cada um deles. Que acaba se tornando um pesadelo para Nick, ao ver que sua relação com Amy vivia de circunstâncias e uma falsa sensação da realidade matrimonial. A atuação de Rosamund Pike se destaca por dosar na medida certa, as nuances de sua personagem. De aparência angelical, quando na verdade é uma femme fatale de coração frio que não mede esforços para conseguir tudo o que deseja. E com maestria, manipular as pessoas ao seu redor. Não estranhe se ela estiver cotada para ser indicada ao Oscar e / ou ao Globo de Ouro no ano que vem.


Ben Affleck usando sua canastrice característica a seu favor. Com Nick mostrando todo seu charme para conquistar Amy e vendo uma luz no fim do túnel, dando sinais que é um ator competente. “A Garota Exemplar” conta também com excelente elenco de apoio com Carrie Coon (da serie de TV “The Leftlovers”, 2014 até hoje) é a irmã gêmea de Nick, Margo; Kim Dickens e Patrick Fugit (“Quase Famosos, 2000”) são os detetives Rhonda e Jim, responsáveis pelo caso; Tyler Perry (“A Sombra do Inimigo, 2012”) é o advogado sensacionalista de Nick, Tanner Bolt e Neil Patrick Harris (do seriado televisivo “How I Met Your Mother” de 2005 a 2014) é Desi Collings, um milionário e namorado de infância de Amy. Vemos David Fincher porque é considerado um dos maiores cineastas da sua geração. Sabendo como poucos, dosar o suspense e o mistério. Colocando um novo ingrediente no seu modus operante, o sarcasmo e o humor negro na relação conflituosa de Nick e Amy.


NOTA PESSOAL: Se você já leu o livro, não vai se surpreender com as reviravoltas no decorrer da história. Mas caso não tenha lido (como este que vos escreve), as mesmas terão um impacto maior e te instigaram a ler o romance.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patrick mostra

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do

"VOCÊ NÃO SABE QUEM EU SOU": documentário conta a vida louca vida de NASI

Está ocorrendo na cidade de São Paulo desde o dia 06 de junho, o festival In-Edit . Em sua décima edição, ele traz as melhores produções sobre a música mundial. Sendo no formato de documentário ou filme biográfico. Passando por gêneros como música clássica, eletrônica, world music e chegando até o bom e velho rock’n’roll. Na ultima segunda-feira (11 de junho de 2018) tivemos a estréia do documentário sobre um dos ícones mais controversos do rock brasileiro dos anos 80, o vocalista da banda paulistana Ira! , Marcos Valadão Ridolfi. Mais popularmente conhecido como Nasi . Com o título de “ Você Não Sabe Quem Eu Sou ”, conhecemos um pouco da sua personalidade forte. Dirigido pelo jornalista Alexandre Petillo (que escreveu a biografia de Nasi , “ A Ira de Nasi ” ao lado de Mauro Betting) e contou com a colaboração dos também jornalistas Rodrigo Cardoso e Rogério Corrêa . A estréia ocorreu no Cinesesc com a presença dos envolvidos e sua equipe da produtora Kurundu Filmes. Eles c