Pular para o conteúdo principal

A CIDADE DE LUZES CEGANTES & A GRANDE MAÇÃ



Aproveitando a estreia de “Rio Eu Te Amo”, vamos relembrar os outros filmes que fazem parte da franquia “Cities of Love” idealizada por Tristan Carne e produzida por Emmanuel Benbihy. A ideia de Carne surgiu e Benbihy a desenvolveu na capital francesa, onde eles contam várias histórias em meio ao seu cotidiano. Passando pela Torre Eifell, o Arco do Triunfo e o museu do Louvre, por exemplo.

Contos de amor, alegria, tristeza, terror e ficção científica se misturam aos personagens inusitados que passam no decorrer dos seus 120 minutos. Sendo chamados para empreitada, diretores e atores não só franceses, mas de diversas nacionalidades. Onde cada um dá sua visão particular sobre a cidade.



No ano de 2006, tivemos “Paris Te Amo (Paris, Je T’aime)”. Os curtas tiveram 22 diretores. Dentre eles Joel & Ethan Coen, Gus Van Sant, Wes Craven, Alfonso Cuarón, Alexander Payne, Tom Tkwyer, Nobuhiro Suwa, Sylvain Chomet e os brasileiros Walter Salles & Daniela Thomas, por exemplo.

No seu elenco, nomes como a rainha Amidala Natalie Portman, o hobbit Elijah Wood, Willem Dafoe, Nick Nolte, Steve Buscemi, a musa do cinema francês Juliette Binoche, o saudoso Bob Hoskins, Fanny ArdantGena Rowlands, Ben Gazzara, Emily Mortimer, Maggie Gyllenhaal e o grande (em todos os sentidos) Gérard Depardieu.




Histórias de amor como a de “Montmartre” de Bruno Podalypes, com o encontro de um motorista (Podalypes) que socorre uma moça (Florence Muller) que tem um ataque de hipoglicemia na sua frente. E em “Tour Eiffel”, um menino conta o encontro romântico de seus pais, dois artistas mímicos (Paul Putner & Yolande Moureau).

Dois contos, um de terror e outro de suspense. “Quartier de la Madeleine” e “Père-Lachaise” respectivamente. No primeiro, Elijah Wood esbarra com a vampira Olga Kurylenko (“007 – Quantum of Solace, 2008”), este é dirigido por Vicenzo Natali.




William (Rufus Sewell) & Frances (Emily Mortimerestão prestes a se casar. Num passeio em um cemitério em Paris, William vê e conversa com o espirito de Oscar Wilde (Alexander Payne). Este episódio tem direção de Wes Craven (da franquia “Pânico”).

Já em “Place des Victories” de Nobuhiro Swuva, vemos uma mãe atormentada (Binoche) pela morte precoce do seu filho e como se estivesse em um sonho, o reencontra ao lado do cowboy (Dafoe). Contrastando com o fascínio de Carol (Margo Martindale), turista norte-americana, em sua primeira viagem à Paris e narrando por ela em francês. Chamado de “14th” e é dirigido por Alexander Payne.






Em 2009, a cidade da vez foi Nova York. Intitulado “NY, Eu Te Amo (New York, I Love You)”, a Big Apple é retratada em seus tons acinzentados e que ficam coloridos com os contos de amor entre seus habitantes mesclados a muito humor, drama e nostalgia. Repetindo a formula anterior, foram chamados atores e diretores das mais variadas etnias.


Hayden Christensen (o jovem Anakin Skywalker que se torna Darth Vader na saga Star Wars), Andy Garcia, o filho de Indiana Jones Shia LeBouf, a musa Julie Christie, John Hurt, o Legolas Orlando Bloom, Cristina Ricci, a gossip girl Blake Lively, Robin Wright, Ethan Hawke, Maggie Q, Bradley Cooper, os veteranos Eli Wallach & Cloris Leachman e mais uma vez a rainha Amidala Natalie Portman fazem parte do elenco de “NY, Eu Te Amo”.



Seguindo a tradição da serie, este segundo capitulo mistura suas historias com cenários clássicos da metrópole americana como a Times Square, a Broadway, o Central Park e a Estatua da Liberdade, por exemplo. Tudo é visto através dos olhos de Zoe (Emilie Ohana), uma vídeo artista em sua primeira visita a Big Apple.


Desde o segmento com o malandro Ben (Christensen) com o empresário Garry (Garcia) e sua jovem amante Molly (Rachel Bilson), dirigido por Jian Weng. Passando pelo encontro de religiões, o cristianismo e o islã, com Rifka (Portman) e Mansukhbhai (Irrfan Khan de As Aventuras de Pi, 2012”) respectivamente, com direção de Mira Pair


O sexo causal de Gus (Cooper) e Lydia (Drea de Matteo), dirigido por Allen Hughes. O conto adolescente de Brett Ratner (da franquia “A Hora do Rush”) estrelado por Anton Yenchin (o novo Checkov de Star Trek), Olivia Thirlby, James Caan e Lively




Indo para uma cantada do escritor Ethan Hawke em uma garota de programa Maggie Q, no segmento de Yvan Attal. Que também dirige uma brincadeira do casal formado por Chris Cooper e Robin Wright. Até chegar a Abe (Wallach) e Mitzie (Leachman) mostrando que a idade não é problema, ao passear pela cidade. Joshua Marston dirige e escreve este capitulo.




As próximas cidades a serem retratadas de acordo com o site oficial são Shangai (China) Jerusalém (Israel), Berlin (Alemanha), Cidade do México, Nova Orleans (EUA), Tbilisi (capital da Géorgia) e Sydney (Austrália).




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...