Pular para o conteúdo principal

TRANSCENDENCE - A REVOLUÇÃO



Vivemos os tempos modernos. Onde cada vez mais dependentes da tecnologia em evolução continua. Veja os smartphones, tablets e computadores de última geração, por exemplo. E os avanços na área da informática como a IA (Inteligência Artificial) e a nanotecnologia.

Aliados com a boa e velha energia elétrica como força motriz. Esse é o tema discutido por “Transcendence – Revolução (Transcendence, 2014)”. É a estreia de Wally Pfister, diretor de fotografia e parceiro de Christopher Nolan em suas películas. Em uma delas, ganhou o Oscar de Melhor Fotografia por “A Origem (2010)”.


Agora na cadeira de diretor, Pfister leva para a tela grande o roteiro escrito por Jack Paglen, outro estreante. Onde temos o eterno capitão Jack Sparrow Johnny Depp e Rebecca Hall (“Homem de Ferro 3, 2013”) como o casal de cientistas Will e Evelyn Carter, respectivamente.



Renomados no seu campo de atuação, responsáveis pela criação da Inteligência Artificial chamada PINN. Uma máquina autoconsciente. Tudo correto tranquilamente até a ida deles para um congresso para arrecadar fundos para seu trabalho. Junto ao melhor amigo Max Waters (Paul Bettany, o Jarvis da saga Homem de Ferro), eles são atacados por um grupo radical contra os avanços da tecnologia, liderados por Bree (Kate Mara, do seriado de TV House of Cards, 2013 até hoje).



Will é atingido por uma bala de raspão. Dai surge o problema. A bala tinha resíduos de um veneno radioativo. Onde ele tem poucos meses de vida. Evelyn desesperada pede ajuda a Max. Pois ela encontra a pesquisa de um colega cientista que conseguiu transferir a consciência de um macaco para um programa IA. Tendo como base, o PINN.

Assim rola a trama de “Transcendence”. Onde Max e Evelyn tem êxito na transferência. Will começa a agir como um programa extremamente evoluído, hackeando sistemas operacionais e indo até a Wall Street para conseguir fundos para financiar suas pesquisas. Com o objetivo, de criar uma interação entre o orgânico e o sintético.




Com o surgimento de um novo “Deus” que une a mais moderna tecnologia com a natureza do planeta e consequentemente, a dos homens também. Vemos também em “Transcendence”, o veterano Morgan Freeman como Joseph Tagger, mentor de Will, Evelyn & Max; e Cillian Murphy (o Espantalho da saga Batman de Christopher Nolan) é o agente do FBI Buchanan.




Transcendence” discute o quão tênue é a linha que separa o homem e a máquina. E como essa “dependência” define os rumos da humanidade, tanto para o bem como para o mal. Em especial, do modo que ela é utilizada.

CURIOSIDADE: Além da IA, temos a nanotecnologia. É a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos a partir de partículas minúsculas, na escala de nanômetros (1 milímetro é igual a 1 milhão de nanos), como os átomos. Com o uso de técnicas e ferramentas específicas, esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de dar origem a um produto, processo ou novo material. Atua na pesquisa e no desenvolvimento de diversas áreas, de medicina a computação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

O Eterno Lex Luthor do cinema GENE HACKMAN (30.01.1930 - 17.02.2025 R.I.P.)

No último dia 27 de fevereiro (quinta-feira), o mundo do entretenimento foi surpreendido com uma noticia inimaginada. O corpo do ator Gene Hackman e de sua esposa Betsy Arakawa foram encontrados mortos em sua residência em Santa Fé (Novo México). A investigação inicial tinha como premissa um roubo seguido de morte, onde inclusive o cão do casal foi alvejado. Indo mais a fundo, descobriu-se que eles já haviam falecido a mais de nove dias. Mais tarde foi divulgado que o marcapasso no coração de Gene parou de funcionar no dia 17 de fevereiro. Hackman tinha 95 anos e Arakawa , 65 anos.  A investigação está em andamento pela polícia local.  Aposentado desde 2004, em sua última entrevista dada a Larry King disse que não tinha projetos futuros e acreditando que sua carreira como ator havia chegado ao fim na época. Mesmo assim deixou sua marca na sétima arte. ganhador de dois Oscar por Melhor Ator pelo thriller policial “ Operação França ” em 1971 e por Melhor Ator Coadjuvante pel...