Pular para o conteúdo principal

JOHN BELUSHI & O "CLUBE DOS CAFAJESTES"



Aproveitando a estreia de “Vizinhos”, vamos falar do melhor exemplo sobre filmes de fraternidade das universidades norte-americanas. Mais exatamente de “Clube dos Cafajestes (National Lampoon’s Animal House, 1978)”. Dirigido por John Landis de “O Lobisomem Americano em Londres (1982)”.

Contando no seu elenco Tim Matheson (do seriado televisivo "Uma Escolha de Coração, 2011 até hoje), Tom Hulce (o Mozart de “Amadeus, 1984”), Stephen Furst, Kevin Bacon (sim, ele mesmo. Do clássico “Footloose (1984)” e da serie de TV “The Following”, 2013 até hoje), Karen Allen (a Marion Ravenwood da saga Indiana Jones), Donald Sutherland (da franquia Jogos Vorazes) e o saudoso John  Belushi (o blue brother Jake, 24.01.1949 - 05.03.1982).


Aqui eles formam a fraternidade Delta, a pior do campus da faculdade Faber. Seu reitor Dean Wormer (John Vernon) planeja destrui-la com ajuda de outra republica, a Omega. Liderada por Gregory Marmaland (James Daughton) e Douglas Neidermeyer (Mark Metcalf). Já a Delta têm Eric "Otter" Stratton (Matheson) e Boon (Peter Riegert) como lideres. Larry (Hulce) e Kevin (Furst) são os calouros ingênuos. Belushi é o sem noção Bluto. São aceitos na Delta e lá eles vivem no limite. Festas e bebidas, dia e noite. Regadas com muito rock’n’roll.


Sem esquecer a rivalidade com a Omega e a luta contra o reitor, que deseja o fim da Delta. Em “Clube dos Cafajestes”, o que se vê são cenas das situações mais absurdas vividas pelos seus personagens. Em especial, Bluto. Um exemplo, quando os membros da Delta estão reunidos no refeitório da faculdade e lá ele literalmente enche a bandeja de comida. E de forma voraz, engole tudo para espanto de todos. Como em outros momentos, tentando pregar uma peça ao reitor. Colocam um cavalo em seu escritório, onde este leva um susto e acaba morrendo de enfarto. Isso mesmo, o cavalo teve um ataque cardíaco.


A linha narrativa de “Clube dos Cafajestes” é extrema e cheia de absurdos. Onde temos os membros da Delta em situações no mínimo inusitadas porem, constrangedores. Isso se deve ao ótimo roteiro escrito por Harold Ramis (o Egon dos Caça-Fantasmas I & II, 1984 & 1989), Douglas Kenney e Chris Miller. Ao excelente timing para comedia do diretor John Landis (vide “Os Irmãos Cara-de-Pau: Blues Brothers, 1980” & “Blues Brothers 2000, 1998”). Sem deixar de mencionar o seu elenco coeso e o talento de John Belushi.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...