Pular para o conteúdo principal

As Facetas de um País Chamado "BRASIL"


Aproveitando que os olhares do mundo estão em nossa terra brasilis, por causa da Copa do Mundo de Futebol. Vamos falar sobre três documentarios em cartaz nas salas de cinema da sua cidade. Com um olhar peculiar sobre o país em que vivemos. O primeiro é “Tim Lopes: Histórias de um Arcanjo (2014)”, dirigido por Guilherme Azevedo com roteiro de Bruno Quintella. Que narra a história do icônico jornalista morto em 2002 por traficantes na Vila Cruzeiro (Rio de Janeiro), quando investigava relatos de abuso sexual de menores em bailes funk.



O foco de Tim sempre foram para as questões sociais. Em um dos depoimentos, temos o surfista Alexandre Carvalho falando da comunidade que trabalha com crianças ao instrui-las sobre o esporte. E a ansiedade de cada uma delas, ao tentar ser escolhida para a pessoa que ilustraria a foto da reportagem.

TIM LOPES: HISTÓRIAS DE UM ARCANJO


O segundo é “70: Setenta (2014)”. Com direção de Emília Silveira e roteiro escrito por Sandra Moreyra. O filme conta a história ocorrida em 1970 quando o embaixador da Suiça, Giovanni Enrico Bucher, no Brasil foi sequestrado por um grupo de militantes contra a ditadura no país. Que exigiu, e consequentemente, conseguiu ser atendido. Sua exigência: a libertação de 70 presos políticos.

Setenta” conta com a participação de 18 personagens que participaram do sequestro mais longo no Brasil, iniciada em 07 de dezembro de 1970 e encerrado com a libertação de Giovanni em janeiro de 1971. Onde os presos libertados dois dias depois, foram expulsos do país e embarcados em um avião com destino para o Chile. Onde obtiveram asilo politico.

SETENTA


E contando uma história mais recente temos “Junho, o Mês que Abalou o Brasil (2014)”. Documentário produzido pela Folha de São Paulo e dirigido por João Wainer. Relata de forma linear, as manifestações ocorridas no mês descrito no título no ano passado em todo pais. Desde o Movimento Passe Livre (contra o aumento da passagem do transporte publico na cidade de São Paulo) e o consequente caos na grande metrópole. 

A truculência da policia contra os manifestantes e vice versa. A exploração da mídia sobre assunto. A discussão sobre a educação no Brasil. Sem esquecer, daqueles que são contra a realização da Copa do Mundo por aqui. Contando com depoimentos de quem estava lá mesclados com os do sociólogo Gilberto Dimenstein e o jornalista esportivo Juca Kfouri, por exemplo.

JULHO, O MÊS QUE ABALOU O BRASIL

NOTA PESSOAL: Os três merecem ser vistos. Por nos trazerem visões distintas de um Brasil em transformação contínua. Um país que vive de aparências, escondendo sua desigualdade social e que infelizmente, só mostra seu preconceito e intolerância com seu próximo de modo velado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...