Aproveitando a vinda ao Brasil do grupo Arcade Fire para a terceira edição do Festival Lollapalooza BR,
vamos discutir o último álbum lançado por eles no final de ano passado. Chamado
de “Reflektor (2013)”. A banda canadense vem num crescendo desde a estreia com o disco “Funeral" (2004)”. Tendo o hit “Wake Up”
como introdução ao som deles. Mais tarde, em 2007, temos “Neon Bibble”. Onde foi gravado em uma igreja comprada por eles e
mais tarde remontada como um estúdio. A igreja está em Farham, Quebec (Canadá).
WAKE UP
E como principais canções “Black Mirror”, “Keep the Car Running (regravada pelos Foo Fighters de Dave Grohl)”
e “My Body is a Cage (ganhou uma versão orquestrada pelo multicultural Peter Gabriel)”. Já em 2010, veio “The
Suburbs”. Segundo palavras de William Butler: “Não é nenhuma carta de amor
dos subúrbios e muito menos de acusação. E sim, sobre os subúrbios”. Onde inclusive
o cineasta Spike Jonze (“Ela, 2013”) fez um curta-metragem com as canções
contidas em “The Suburbs”.
THE SUBURBS
E com ele, conseguindo reconhecimento mundial. É aonde chegando ao
ambicioso “Reflektor (2013)”, concebido
como álbum duplo. Desde seu lançamento, vem chamando atenção pela diversidade
musical contida nele. Onde Butler e
a esposa Régine Chassagne junto ao grupo
formado mais oito membros, conseguem produzir um disco épico e magistral. Apostando no som aprimorado por eles nos discos anteriores. Um rock reflexivo
com adição de instrumentos de sopro e cordas. Tendo a formação básica de uma
banda de rock (vocal, guitarra, contrabaixo, piano e bateria) junto a isso o
ecletismo musical de seus integrantes.
REFLEKTOR
Adicionando temas eletrônicos e ambient music, o Arcade Fire nos traz canções de amor em tempos de Facebook, onde
cada vez mais nos distanciamos uns dos outros. Para viver uma realidade virtual,
sem qualquer tipo de contato humano. Onde vivemos cada dia mais apressados e sem tempo para realmente viver
como devíamos. “Reflektor” foi co-produzido
por James Murphy, líder do LDC
Soundsystems. Responsável pelas batidas eletrônicas que revitalizam o som puro anos
80. Ele está ao lado do produtor Markus Davs
(que produziu todos os discos da banda) e do próprio Arcade Fire.
Inspirado no filosofo dinamarquês Soren Aabye Kierkegaard, Butler escreveu letras que falando da
alienação do individuo frente à modernidade dos tempos bem como refletir sobre
o momento vivido pelas pessoas. Que são amigos no Facebook com uma pequena
indagação: “Somos realmente amigos?”
Daí, temos a emblemática “Reflektor”
com participação discreta do camaleão David Bowie. E canções como “Normal Person” que discute sobre
isolamento e individualismo. “Porno”
sobre a ansiedade nossa de cada dia e o desejo carnal. E o mito de Orfeu e
Eurídice, onde a escultura criada por Rodin ilustra a capa de “Reflektor”, em “Awful Sound (Oh Eurydice)” e “It’s
Never Over (Oh Orpheu)”.
AWFUL SOUND (OH EURYDICE) / IT’S NEVER OVER (OH
ORPHEU)
Na mitologia, Orfeu tenta salvar Eurídice de Hades, com a seguinte
condição: De não olhar para trás, quando sair do cativeiro. Não conseguindo
segurar sua ansiedade. Ao olhar, Ele a perde por toda a eternidade. O tema “religião” está sempre presente nas canções da banda. Como em “Here Comes The Night Time (dividida em
duas partes)”, uma critica a ida de missionários cristãos ao Haiti devastado
por um terremoto, com a desculpa para ensinar sobre Deus à população de lá. “Afterlife” e “Joan of Arc” falam sobre ressureição e apocalipse, respectivamente.
AFTERLIFE
Tracklist
CD 01
1. Reflektor
2. We Exist
3. Flashbulb Eyes
4. Here Comes The
Night Time
5. Normal Person
6. You Already Know
7. Joan Of Arc
CD 02
1. Here Comes The
Night Time II
2. Awful Sound (Oh
Eurydice)
3. It’s Never Over
(Oh Orpheu)
4. Porno
5. Afterlife
6. Supersimmetry
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