Pular para o conteúdo principal

A Saga do "HOMEM-ARANHA" na sétima arte

Aproveitando que no próximo feriado nacional, dia 01 de maio (dia do trabalho) será a estreia em nossa terra brasilis do novo filme do Homem-Aranha, “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spiderman: Rise of Electro, 2014)”. Vamos relembrar a saga feita anteriormente pelo diretor Sam Raimi da trilogia de terror Evil Dead e estrelada na época por Tobey Maguire como o herói da vizinhança, Kirsten Dunst é seu grande amor Mary Jane e James Franco, seu melhor amigo Harry Osborn.



O primeiro filme veio em 2002, “Homem-Aranha (Spider-Man, 2002)”, contando a origem do herói aracnídeo. Onde vemos o estudante Peter Parker (Maguire) sofrendo com a atitude de outros no colégio, por ser um aluno acima da média. Sempre ao lado do amigo Harry (Franco), filho do cientista e magnata Norman Osborn (Willem Dafoe). E nutrindo uma paixão secreta pela colega de escola Mary Jane (Dunst).

Vivendo com os tios Ben e May Parker (Cliff Robertson & Rosemary Harris respectivamente).  Num passeio em um laboratório da cidade de Nova York, Peter é picado por uma aranha, que sofreu alteração genética. Já em casa, sente literalmente na pele o resultado da picada. Onde tem seus sentidos aguçados (podendo presenciar quando está em perigo iminente) e mais a força física, que antes era seu ponto fraco.


Ao mesmo tempo, Norman pressionado no trabalho, onde pode perder o controle de sua empresa, a Oscorp. Tenta em si mesmo, um soro que lhe dá uma força sobre-humana.  E mais tarde, se denominando como o Duende Verde. Assim começa a história do filme. Com o derradeiro embate entre o Homem-Aranha e o Duende. Trazendo consequências que afetaram as vidas de Peter, Mary Jane e Harry no decorrer da saga.

E uma frase que marcou toda ela. Em uma discussão entre Peter e o tio Ben. Ele diz ao sobrinho: “Com grandes poderes, vêm as grandes responsabilidades”. Bem como a sequência do primeiro beijo do herói com sua amada. E conhecemos o dono do jornal da cidade, o Clarim, J.J. Jameson, interpretado de forma brilhante por J.K. Simmons.

HOMEM-ARANHA (2002)

Em 2004, tivemos o segundo capítulo da saga, “Homem-Aranha II (Spider-Man II, 2004)”. Com Peter tendo uma vida dupla como fotográfico do jornal Clarim e lutando contra o crime na cidade. Vemos Harry gerenciando os negócios do pai e apresentando Peter a Otto Octavius (Alfred Molina). Cientista envolvido na criação de um campo de energia infinita. No dia da apresentação, algo dá errado. E Octavius se vê preso a tentáculos que utilizava no experimento e ao mesmo tempo, perde sua sanidade. E se tornando o Dr. Octopus.



Vendo um novo inimigo surgir, Peter se vê numa encruzilhada. Estressado pela vida dupla, seus poderes já não correspondem como antigamente. E vendo o amor de sua vida, em perigo nas mãos de Octopus e a ruptura da sua amizade com Harry, onde este descobre que ele é o Homem-Aranha. Harry acredita que ele foi o responsável pela morte do pai.A produção sofreu com os incidentes envolvendo Tobey Maguire, que se machucou gravemente durante as filmagens. Onde foi pensando na sua substituição por Jake Gyllenhaal “(Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, 2010)”. Porém, Maguire se recuperou a tempo e se manteve no papel.

HOMEM-ARANHA II (2004)


Já em 2007, chegamos a “Homem-Aranha III (Spider-Man III, 2007)”. Com Peter vivendo a ascensão do Homem-Aranha como herói da cidade e ao mesmo tempo, sua relação com Mary Jane se fortalecendo. E pensando em pedi-la em casamento.  Do outro lado, vemos Harry cada vez mais obcecado em vingar do Aranha. Injetando o soro criado por Norman e se tornando o Novo Duende.

Em um passeio no campo com Mary Jane. Eles veem uma estrela cadente. Porém, ela é na verdade, uma rocha que contém um hospedeiro alienígena. Que irá trazer consigo grandes problemas para o amigo da vizinhança. Vemos também uma rival para Mary Jane, a filha do capitão Stacy (James Cromwell), Gwen Stacy (Bryce Dallas-Howard).


Conhecemos também o fotografo Eddie Brock Jr. (Topher Grace), que deseja o emprego de Peter no Clarim. Que mais tarde se tornaria o vilão Venom. Assim somos introduzidos a Flint Marko (Thomas Haden Church), um criminoso de segunda que acidentalmente cai em um buraco, onde está ocorrendo uma experiência genética. E que o transforma no Homem de Areia.

HOMEM-ARANHA III (2007)

O balanço final da trilogia dirigida por Sam Raimi é positiva. Com a base criada nos quadrinhos por Stan Lee, Jack Kirby & Steve Ditko, onde alguns pontos que poderiam ser melhores aproveitados. Como por exemplo, na origem do herói. Onde este cria os lançadores de teia (como é visto em “O Espetacular Homem-Aranha, 2012”) e não como vemos nesta saga, que a teia corre pelas veias de Peter. E o dr. Curt Connors (Dylan Baker),futuro Lagarto, poderia ter sido utilizado de forma mais efetiva.


Ao final de cada filme, os vilões descobrem a identidade secreta do Homem-Aranha. E a morte do tio Ben, sempre volta à tona. Com várias explicações de quem foi realmente que deu o tiro mortal em Ben Parker. Em 2012, tivemos o famoso reboot da sua saga, “O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man, 2012)” com Andrew Garfield assumindo o papel de Aranha, Emma Stone é Gwen Stacy, Rhys ifans é o vilão Lagarto, Sally Field é tio May e Martin Sheen é tio Ben. Para saber mais a respeito, leia o link: http://cyroay72.blogspot.com.br/2012/07/o-espetacular-homem-aranha-escalando-os.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...