Pular para o conteúdo principal

A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA SP CHEGA A SUA 37ª EDIÇÃO



Tem inicio na próxima sexta-feira (18 de outubro até 31 de outubro de 2013) a 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema da cidade de São Paulo, idealizada pelo finado Leon Cakoff  (25.06.1948 – 14.10.2011). Agora a frente dela, está sua esposa, a produtora Renata de Almeida.

Como é de praxe da Mostra, a variedade de estilos cinematográficos é sua marca registrada. Com 350 filmes dos mais diversos países que vão estar espalhados em 20 locais entre salas de cinema, espaços culturais e museus da cidade. 

 

 
Onde teremos uma retrospectiva da carreira do cineasta Stanley Kubrick junto a exposição realizada no MIS. Uma homenagem ao diretor Eduardo Coutinho (“Cabra Marcado para Morrer, 1984”) pelos seus 80 anos de idade mais o lançamento de um livro sobre ele. A última fica para o cultuado cineasta filipino Lav Diaz, que aborda a situação política e social de seu país nas suas películas.




Para sua noite de abertura (hoje), temos a pré estreia do novo filme dos irmãos Ethan & Joel CoenInside Llewin Davis (2013)” e o encerramento fica para o documentário “Que Estranho Chamar-se Frederico – Scolla Conta Fellini” de Ettore Scolla.

A Mostra está dividida em cinco partes: 

Competição Novos Diretores, que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois filmes (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista)

Perspectiva Internacional, que apresenta um panorama do recente cinema mundial

Retrospectivas, com obras de diretores importantes ou mesmo desconhecidos

Apresentações Especiais, exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra

Mostra Brasil, com títulos brasileiros inéditos em São Paulo, integrantes da Competição Novos Diretores & Perspectiva Internacional.




Entre os destaques, temos a presença do cineasta israelense Amos Gitai que traz seu trabalho mais recente, “Ana Arabia”; o vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2013, “Cães Errantes Errantes (Stray Dogs)” de Tsai Ming Liang; “Pais & Filhos” de Hirokazu Kore-Eda, Prêmio do Juri em Cannes 2013 e “Child’s Pose” de Calin Peter Netzer, Urso de Ouro no Festival de Berlim 2013, por exemplo.

Na tradicional sessão ao ar livre no Parque do Ibirapuera apresentará cópia restaurada de" Nathan, O Sábio" de Manfred Noa, um clássico do cinema mudo alemão de 1922, que aborda temas como a paz e a tolerância entre os povos. 

O filme, que será exibido na área externa do Auditório Ibirapuera, no dia 26 de outubro (sábado), ficou desaparecido entre 1930 e 1996, quando foi encontrado em Moscou. "Nathan, O Sábio" foi proibido pelo comitê de censura do governo alemão, no período que antecedeu o nazismo. 

A exibição será acompanhada por trilha composta especialmente para o filme, pelo libanês Rabih Abou-Khalil, executada pela Orquestra Petrobras Sinfônica e regida pelo maestro Carlos Prazeres.


Já no Vão Livre do Masp a Mostra serão filmes tendo como tema, a cidade de São Paulo. 

Como o inédito "São Silvestre (2013)" de Lina Chamie; os clássicos"São Paulo Sociedade Anônima (1965)" de Luís Sergio Person; "São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929) de Adalberto Kemeny & Rudolf Rex Lustig; o inédito no circuito comercial, "Cidade Cinza (2013)" de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo; "Fogo & Paixão (1988)de Marcio Kogan & Isay Weinfeld; "Linha de Passe (2008)" de Walter Salles e Daniela Thomas; "Não por Acaso (2007)" de Philippe Barcinski; "Ensaio Sobre A Cegueira (2008)" de Fernando Meirelles (2008)"Alma Corsária (1993)" de Carlos Reichenbach.


Para maiores detalhes sobre a programação e o valor dos ingressos, veja o link da Mostra abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...