Diferente das estreias do primeiro final de semana de férias escolares do mês de julho. Temos “Truque de Mestre (Now You See Me, 2013)” com Jesse Eisenberg (o Mark Zukerberg de “A Rede Social, 2010”), Isla Fisher (“O Grande Gatsby”, 2013), Woody Harrelson (“Jogos Vorazes”, 2012) & Dave Franco (parece, mas não é, na verdade, ele é o irmão mais novo do eterno Harry Osborn James Franco). “Truque de Mestre” é um filme sobre ilusionismo mesclando ótimas sequências de ação junto a efeitos especiais de última geração. Com o quarteto formado por Eisenberg, Fisher, Harrelson & Franco.
Eles são “Os Quatro Cavaleiros (The Four Horsemen,
se for uma alusão aos Quatro Cavaleiros do Apocalipse ou a canção de mesmo nome
do Metallica, fica para uma próxima análise)”. Dirigido por Louis
Leterrier de “O Incrível Hulk
(2008)” e a refilmagem de “A Fúria de
Titãs (2010)”. O filme começa a apresentação de cada um. Onde Eisenberg é
Daniel Atlas, um talentoso mágico com cartas. Harrelson é
Merrit McKinney, um hipnotizador de primeira e se autodenomina “mentalista”,
que consegue adivinha segredos e pensamentos das pessoas que cruzam seu
caminho. Fisher é Henley Reeves, especialista em fazer números
arriscados como se soltar de algemas dentro de um tanque de água a ser invadido
por piranhas famintas. Franco é Jack Wilder, seu principal
talento é bater carteiras e relógios, como também abrir fechaduras.
Reunidos por um mentor misterioso, eles conseguem patrocínio de um magnata da área de seguros, Arthur Tressler (Michael Caine da trilogia "Batman: O Cavaleiro das Trevas"). No seu primeiro ato na cidade do pecado, Las Vegas. Conseguem efetuar um roubo audacioso a um banco na cidade luz, Paris (França). Encarregado do caso o agente do FBI Dylan Rhodes (Mark Ruffalo, o novo Hulk dos filmes da Marvel) fica intrigado e descrente pelo inusitado que se apresenta a ele. Auxiliado por uma agente da Interpol, Alma Vargas (Mélaine Laurent, a Shosanna de “Bastardos Inglórios, 2009”).
Rhodes e Vargas ganham auxilio do mágico aposentado Thaddeus Bradley (Morgan Freeman de “Oblivion, 2013”). Que mostra a Rhodes e Alma como os Quatro Cavaleiros fizeram seu truque em um momento Mister M (lembram deles???!!????). Já no segundo ato deles na cidade de New Orleans, num passe de mágica conseguem transferir 140 milhões de dólares da conta de Tressler para as contas de cada pessoa na plateia do teatro em que se apresentam. Em uma fuga mirabolante, eles se dirigem para cidade de Nova York para seu ato final.
Daí “Truque de Mestre”, ganha contornos de mistério e suspense ainda mais elaborados. Onde o filme consegue entreter e divertir o público com seus truques de mágica na tela grande onde é sentida a interação entre plateia com a performance dos ilusionistas. Vale a ida ao cinema por cumprir exatamente o que se propõe. Como num passe de magia, divertir e deixar uma pulga atrás da orelha das pessoas que tentam entender como eles conseguiram fazer tudo isso.
NOTA PESSOAL: “Truque de Mestre” faz a mescla de “O Grande Truque (2006)” de Christopher Nolan, onde vemos a parte teórica de como é feito a ilusão, com “Onze Homens & Um Segredo (2001)” de Steven Soderbergh. Onde foi preciso reunir os melhores em sua área para realizar o golpe perfeito junto a mais moderna tecnologia ao seu lado. E algumas coincidências inusitadas, Ruffalo é o Hulk e ele foi dirigido por Leterrier que fez “O Incrível Hulk (2008)” com Edward Norton que foi a base para seu personagem no filme “Os Vingadores: The Avengers (2012)”. Caine também participou de “O Grande Truque”. E Freeman & Caine estiveram juntos na saga “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.


Comentários
Postar um comentário