Pular para o conteúdo principal

ROCK HISTÓRIA




Quem não se lembra nos primeiros anos da MTV no Brasil, tínhamos programas que contavam a história de artistas internacionais e nacionais consagrados como Paul McCartney, Aerosmith, Rolling Stones, Ozzy Osbourne, Titãs, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso e dentre outros. Relembre no link abaixo:


Temos também filmes sobre Rock como “Woodstock – 3 Dias de Paz, Música & Amor (1970)”, que relata os três dias do primeiro grande festival de música e arte do planeta e “O Último Concerto de Rock (The Last Waltz, 1979)”, a despedida dos palcos da The Band e dirigido pelo mestre Martin Scorsese. Sem falar dos filmes dos quatro rapazes de Liverpool, The Beatles, “A Hard Day’s Night (1964)” e "Help (1965)". Ambos dirigidos por Richard Lester.


No ano passado e em 2011, tivemos uma enxurrada destes rock documentários. Em 2011, o Pearl Jam lançou “Twenty” em comemoração aos 20 anos da banda. Realizado pelo cineasta rock’n’roll Cameron Crowe de “Quase Famosos (2000)” e “Compramos um Zoológico (2011)”. “Twenty” conta os primórdios do PJ quando os amigos Jeff Ament e Stone Gossard formam o Green River com Mark Arm (Mudhoney) até chegar ao Mother Love Bone com o cantor Andrew Wood e o seu fim com a morte de Wood,por overdose de drogas. E a entrada de um tímido Eddie Vedder, através de uma fita cassete (se você nasceu nos anos 90, pergunta o que é isso???) enviada pelo correio, por indicação de um amigo em comum entre ele e Stone.


Daí o resto é história. Mostrando o crescimento e amadurecimento do grupo e ao mesmo tempo, vemos Vedder se tornar um dos melhores cantores e compositores da sua geração.


PEARL JAM – TWENTY

No mesmo ano, o U2 lança “From The Sky Down”, filme que comemora os 20 anos do álbum que foi o divisor de água na carreira de Bono & companhia, “Achtung Baby (1991)”. O que se vê é um grupo cansado da última tour, querendo se reinventar. E sair do tom messiânico e político do começo de carreira, em especial dos discos “The Unforgettable Fire (1984)” e “The Joshua Tree (1986)”.

Dirigido por David Guggenheim, o documentário mostra que cada história contada por Bono, The Edge (guitarra), Adam Clayton (contrabaixo) e Larry Mullen Jr. (bateria) é sentida a tensão vivida por eles durante as sessões de gravação, que não saiam como imaginavam.


Até surgir a canção “One”, que foi o canto do cisne deles e salvá-los do fim da banda. Assim a gravação de “Achtung Baby” engata de vez, com a criação de canções como “Even Better Than The Real Thing”, “Zoo Station”, “Until The End of the World” e “Ultra Violet”. O saldo final é um dos melhores álbuns daquele ano e a reinvenção do U2 como grupo de rock.

U2 – FROM THE SKY DOWN



Já em 2012, foi o ano que se comemorou os 50 anos da maior banda de rock de todos os tempos, os Rolling Stones. Com isso, temos “Crossfire Hurricane (2012)” e “Charlie is my Darling (2012)”. O primeiro, dirigido por Brett Morgen, conta a história dos Stones de acordo com a visão de cada membro. Mick Jagger (vocal & guitarra), Keith Richard (guitarra), Ronnie Wood (guitarra) e Charlie Watts (bateria) falam em off e sem imagens recentes.


Com cenas inéditas do documentário “Cocksucker Blues (1972)”, proibido pela própria banda, recheadas de muito sexo, drogas e rock’n’roll. E a modéstia de Keef Richard, falando sobre o blues “Midnight Rambler” que ninguém conseguiria compô-la, a não ser ele e Mick.


ROLLING STONES – CROSSFIRE HURRICANE



Charlie is my Darling” mostra como foi a tour dos Stones em um final de semana na Irlanda em 1965. Com várias cenas nunca vistas, o que se vê são os bastidores e a agitação do público nas apresentações, no melhor estilo Beatlemania. E com performances eletrizantes de “The Last Time”, “Time is on my Side” e “(I Can’t Get No) Satisfaction”.


ROLLING STONES – CHARLIE IS MY DARLING

Assim, para aqueles que apreciam boa música aliada à construção de imagens para contar a história de sua banda favorita na sala de cinema e /ou no conforto do seu lar na frente da sua TV de tela plana HD com sistema de som surround THX.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...