Pular para o conteúdo principal

Jessica Chainstain na "A HORA MAIS ESCURA"

Principal estreia do final de semana nas salas de cinema da cidade, temos o filme “A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012)” dirigido por Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar 2009 de Melhor Diretor por ”Guerra ao Terror (2009)”. Seguindo a linha deste último, desta vez Bigelow conta um dos momentos mais marcantes da história recente, a caçada contra um dos maiores terroristas que os Estados Unidos conheceu, Osama Bin Laden. Escrito pelo jornalista e ex-correspondente na Guerra contra Iraque Mark Boal. Aqui ele reúne os depoimentos de soldados que participaram da ação.

Porém não revelou seus nomes assim como teve acesso a documentos sigilosos sobre ela para construir a história contada em “A Hora Mais Escura”.Estrelado por Jessica Chainstain (de “A Árvore da Vida, 2011”), Mark Strong (“O Espião que Sabia Demais, 2011”), Jason Clarke (“Os Infratores, 2012”) e Joel Edgerton (“Guerreiros, 2011”). Chainstain é Maya, agente da CIA responsável pela caçada a Bin Laden, onde investiga todos os fatos e fontes para chegar ao terrorista e assim leva-lo a morte.

 

O filme começa com o que ocorreu em 11 de setembro de 2001 até o momento decisivo que as forças americanas chegam ao abrigo secreto de Bin Laden para elimina-lo. Em meio à investigação vemos o personagem de Chainstain sair do idealismo e esperança para se tornar uma pessoa cínica e vingativa. Pois a cada vez que se aproxima do seu objetivo final, Maya vai vendo que o mundo em que vivemos não é tão agradável como imaginava. O roteiro de Boal é rico em detalhes sobre a operação.

Como pistas falsas, armadilhas, erros de percurso, tragédias que custaram vidas de pessoas envolvidas e tempo. Bigelow soube aproveita-lo muito bem e transformando “A Hora Mais Escura” em um excelente filme de espionagem. Esse tipo de filme sempre haverá polêmica pelo tema envolvido e suas cenas de torturas. Pois em determinado momento, em um interrogatório utilizando o método “waterboarding”, tortura que faz a pessoa ter a sensação de afogamento. Ela é feita com um realismo que chega a impressionar. Ou mesmo, como Boal teve acesso às informações sobre a ação, pois as mesmas são sigilosas para o governo americano e os envolvidos diretamente não podem comentar nada a respeito.


Se você gostou da temática de “Guerra ao Terror (2009)”, onde este discutia a incapacidade dos soldados retornarem à vida civil depois de voltar da tensão vivida no Iraque, pode se surpreender com “A Hora Mais Escura”, que é um filme de espionagem na sua essência e com a tensão crescente em cada cena para chegar a Bin Laden.

O destaque fica para a atuação de Jessica Chainstain, ao fazer uma personagem que existe, porém nunca se encontraram para falar sobre o assunto. Porque ela está proibida de falar sobre isso, assim Chainstain tem que mostrar como Maya (nome criado para a película) em todas as dúvidas e certezas que sentiu como perseguidora de Osama Bin Laden.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...