Pular para o conteúdo principal

Daniel Day-Lewis é "LINCOLN" no novo filme do mago Steven Spielberg


Como principal estreia do final de semana, temos o mais novo filme do mago Steven Spielberg, que dispensa maiores comentários, “Lincoln “ que conta a história do presidente americano Abraham Lincoln em seu segundo mandato. Com Daniel Day-Lewis como o lendário político, Sally Field como sua esposa Mary Tood e Tommy Lee Jones como Thaddeus Stevens.

Ao contrário do que se imagina, não é um filme biográfico da vida de Lincoln, na verdade conta o período mais conturbado do seu governo em meio a Guerra de Secessão, ele quer a aprovação da emenda constitucional que acabaria com a escravidão nos Estados Unidos. O que é um dos motivos da Guerra entre o Norte, comandados pela União, e os estados separatistas do Sul, liderados pelos Confederados onde a economia agrária deles é totalmente dependente do regime escravo sobre os negros e que seriam libertados com a nova lei.


Baseado no livro “Team of Rivals” de Doris Kearns Goodwin e adaptado por Tony Kushner. Que se base nos bastidores do poder, mais exatamente dentro do gabinete de Lincoln, onde ele precisou formar uma aliança com seus antigos rivais (democratas), só que imperava uma dúvida da sua parte. Prolongar por mais tempo o conflito, pois a aprovação da abolição indicaria o fim da guerra e colocaria a pressão do lado da Câmara na hora de aprova-la. 

Ou encerra-la por completo e evitar mais mortes, já que os Conferados estavam dispostos a negociar uma trégua. Com esse dilema moral, vemos porque Lincoln é tão reverenciado. Como um bom estrategista em seus debates e negociações, encontra políticos que pensam da mesma forma que ele. Vendo que não é o único defensor da libertação dos negros, achando outros dispostos a levar esta bandeira como Thaddeus Stevens (Jones). Mas quem levou a fama foi Lincoln mesmo, como mostra a história, mais exatamente no dia 15 de abril de 1865.


Nos seus 145 minutos, este é o mote da história do filme, conhecemos a faceta de Lincoln e como ele se tornou uma lenda para o povo americano. Admirado em todos os cantos do mundo como líder e um homem de família que defende seus ideais até o fim. O destaque fica para a atuação de Lewis como Lincoln e com ela, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator deste ano e a indicação para Melhor Ator para o Oscar e junto a isso as 12 nomeações ao maior premiação do cinema. 

Outro fator que chama a atenção é a performance de Sally Field como a esposa de Lincoln e Tommy Lee Jones como o congressista Stevens, em que foram indicados para Melhor Atriz & Ator Coadjuvante, respectivamente. Lincoln” vale a ida ao cinema por ser um grande filme sobre um grande personagem da história americana e Spielberg inspiradíssimo em fazer um filme com tom mais político em sua filmografia.

NOTA PESSOAL: Ao ler outras resenhas divulgadas em jornais como O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo e sites de cinema como Omelete, todos mencionam que Steven Spielberg está mais contido e que filmou “Lincoln” com tons mais escuros do que de costume. Criticam seu estilo cinematográfico por ter feito “Tubarão (1975)”, “E.T. O Exterrestre (1982)”, “A Lista de Schindler (1993)”, as sagas “Indiana Jones (1981 / 1984 / 1989)” & “Jurassic Park (1993 / 1997 / 2001)” e criando o estilo “Blockbuster”, filmes que estouram nas bilheterias mundiais. Com a utilização da música grandiosa do maestro John Williams nos filmes mencionados acima. Mas esses mesmos críticos enaltecem como ele revolucionou a sétima arte por ter realiza-los.



E mais, Spielberg realmente “cresceu” e sem deixar o espírito de “Peter Pan” de lado, que a imprensa mundial o marcou por muito tempo. Até ele fazer “A Lista de Schindler” e mudar completamente seu estilo de filmar e finalmente ganhar sua primeira estatueta do Oscar como Melhor Diretor e mais tarde, ao reinventar os filmes de guerra com “O Resgate do Soldado Ryan (1998)” e faturar a sua segunda estatueta. Novamente, ele se recicla ao fazer uma película com tom mais político e para muitos “ditos” críticos há referências com o governo de Barack Obama, eleito recentemente para seu segundo mandato. Tirando os pensamentos e analogias sobre “Lincoln”, Spielberg nos mostra como é um cineasta completo e que não precisa provar mais nada a ninguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

"MALCOLM & MARIE (Netflix)", Uma Reflexão Sobre O Amor

A vida a dois, seja um casal heterossexual seja LGTBQI+, não é nada fácil. Apesar de compatíveis, sempre há diferenças. Algumas latentes e outros que são suprimidas para a felicidades de ambos. Pensando nisso, o roteirista e diretor Sam Levinson levou o tema adiante em “ Malcolm & Marie (2021) ”. Produzido pelo canal das redes sociais Netflix . Ele é o criador da premiada serie teen HBO “ Euphoria (desde 2019), onde temos a jovem Rue Bennett, interpretada magnificamente por Zendaya , se descobrindo sexualmente, a transição para a fase adulta e precisando superar o vício das drogas. Assim como a perda do amor de sua vida, a garota transgênero Jules (Hunter Schafer). Tendo isso como um dos pontos de partida, Levinson traz à tona, a relação de amor destrutiva do casal que dá nome à película. O cineasta Malcolm Elliott é feito por John David Washington (“ Infiltrado na Klan , 2018”) e sua namorada e ex-atriz Marie Jones tem a musa de Levinson , Zendaya , no papel. Filmado em m...