Pular para o conteúdo principal

Naomi Watts & Ewan McGregor fazem "O IMPOSSÍVEL" para Reunir a Família em meio ao Caos Natural

Como uma das estreias do final de semana de natal, temos o filme “O Impossível (The Impossible, 2012)”, dirigido por Juan Antonio Bayona de “O Orfanato (2007)”. Estrelado por Naomi Watts (da franquia “O Chamado”) e o eterno cavaleiro jedi Ewan McGregor. “O Impossível” conta a história real do casal Maria Bélon e Enrique Alvarez e seus três filhos em férias de natal na Tailândia. E no dia 26 de dezembro de 2004 ocorreu o tsunami que devastou o país. 

O drama vivido por eles neste período, pois no hotel que estavam era na beirada da praia do ocorrido foi onde eles se separaram. Enrique ficou os dois menores enquanto Maria e o filho mais velho Lucas (Tom Holland) foram levados pela maré no ponto mais distante do país. O filme começa com a chegada deles ao paraíso tropical, vendo as belezas naturais de lá junto ao requinte do hotel em que estão hospedados. Até o momento derradeiro, na hora que chega uma onda gigantesca que engole o hotel e a todos que estão neles. É o ponto de virada do filme, onde a tranquilidade do paraíso dá lugar ao caos e sofrimento.


A sequência do tsunami, não tem como não recordar a mesma cena no filme espiritual do mito Clint Eastwood, “Além da Vida (2010)”. Onde a personagem deste tem uma experiência pós mortem. Agora é a vez de Maria (Watts) ver a sua vida em perigo assim a do seu filho Lucas (Holland) que são pegados pela forte correnteza e se ferem gravemente até conseguirem abrigo em uma palmeira derrubado pela força das águas.

Com a maré abaixando, eles se encontram perdidos em meio a um país devastado e Maria com ferimentos graves como um corte profundo na perna direita e no seu peito. Assim ela e o filho correndo para conseguir um abrigo melhor até que são resgatados por habitantes locais e levados para um hospital próximo que está socorrendo as vítimas do tsunami.


Enquanto isso, no que restou do hotel, lá está Enrique (McGregor) com os filhos menores à espera do resgate e seremos levados de volta para casa. Porém, Enrique quer encontrar a esposa e o filho mais velho, deixa os pequenos com outros hóspedes sobreviventes e parte para a sua busca quase impossível. “O Impossível” tem como base uma experiência real vivida por uma família em meio à catástrofe natural. O diretor Bayona acerta em não transformá-lo num melodrama mesclado a um filme catástrofe e na sua melhor sequência.

Utiliza poucos efeitos digitais que só complementam o vazio de determinadas camadas da película e opta por usar métodos mais antigos na arte de efeitos visuais, como maquetes e miniaturas do cenário a ser destruído. Destaque fica para as ótimas atuações de Naomi Watts, que inclusive foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz deste ano (o termômetro do Oscar), de Ewan McGregor e Tom Holland, como pai e filho na sua luta pela sobrevivência da família. E Bayona, que nos dá uma amostra de como a força da natureza pode ser avassaladora, mas o espirito de perseverança do ser humano consegue superar todos os obstáculos e seguir em frente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

O Provocativo "TITANE"

O cinema francês sempre surpreende, com obras que nos fazem refletir sobre a condição humana. Seja com François Truffault ou movimento Novelle Vague com Jean Luc Goddard, trouxeram um novo olhar sobre o que é ser uma pessoa na sociedade que vivemos. Estamos falando dos anos 60 e 70, onde tivemos uma revolução cinematográfica tanto no velho continente como nas Américas. Agora no século XXI, uma nova geração formada por Julia Ducournau com sua perspectiva sobre a humanidade em “ Titane (2021) ”. Ela se destacou no primeiro trabalho “ Grave ” em 2016, onde temos uma jovem estudante de medicina interessada em canibalismo.  Agora com “ Titane ”, Ducournau nos traz a pequena Alexia em viagem com pai e por distrai-lo, sofrem um acidente de carro.  Ela bateu a cabeça e precisou de uma cirurgia de emergência para colocar titânio para reconstruir seu crânio. Ganhando uma bela cicatriz acima da orelha. Após passar por uma longa recuperação, ao ver o carro que quase a matou, ela simples...