Pular para o conteúdo principal

BRAD PITT é "O HOMEM DA MÁFIA"

 
Estreando neste último final de semana, o mais novo filme do galã Brad Pitt, “O Homem da Máfia (Killing Them Soflty, 2012)”. Dirgido por Andrew Dominik de “O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford (2007)”. Ambientando em 2008, em pleno colapso da economia nos Estados Unidos, onde todos estão com problemas financeiros incluindo os mafiosos da cidade de Boston, que ficam contando os centavos para não perderem seus investimentos. Assim começa a história em meio a depoimentos do então senador americano Barack Obama e o ex-presidente George W. Bush falando sobre ela, como a economia do país está em crise e necessita se recuperar rapidamente.


Dois criminosos de segunda, Frankie (Scoot McNairy) e Russell (Ben Mendelsohn), chamados por Johnny “O Esquilo” Amato (Vicent Curatola) para assaltar uma casa de jogo gerenciada por Markie Trattman (Ray Liotta de “Os Bons Companheiros, 1989”). A idéia brilhante do assalto foi porque alguns anos atrás, o mesmo Trattman roubou a própria casa de jogo, vislumbrado com a soma de dinheiro envolvida. E depois disso, numa conversa casual com clientes da casa, ele admite que o próprio arquitetou o roubo. Assim ficando marcado pela máfia local.


Daí “O Esquilo” quer fazer o mesmo e deixar a culpa cair em Markie, por causa de seu histórico. Mas precisa de duas pessoas para não sujar as mãos e as suspeitas não caírem sobre ele. Assim entram Frankie & Russell. O assalto é bem sucedido. E as suspeitas vão direto para Trattman. Daí os chefões de Boston chamam Jackie Cogan (Pitt), uma espécie de investigador contratado por eles para descobrir quem fez algo que possa interferir nos negócios e dar um jeito na situação. A conversa é intermediada pelo advogado Driver (Richard Jenkins de “Querido John, 2010” e “Comer, Rezar, Amar, 2010”).
 

A investigação começa com uma surra em Markie e percebe-se que ele não está envolvido realmente. Aos poucos, Cogan consegue chegar aos responsáveis pelo roubo, mas precisa da ajuda de um assassino para terminar o trabalho. Pois como conhece pessoalmente “O Esquilo” e tem como politica de trabalho, eliminar seus alvos à distância sem envolvimento pessoal. Como diz o título da película, matá-los suavemente. Daí entra o matador de aluguel Mickey (James Gandolfini, o Tony Soprano da série de TV “The Sopranos, 1999 a 2007”), porém este está em crise existencial. Devido ao trabalho interferir na sua vida com a esposa, que se for preso, pedirá o divórcio. Por causa disso, Mickey acabou virando um alcóolatra. O que dificulta as coisas para Jackie resolver o problema.
 
  
Dominik consegue mesclar muito bem o momento vivido pelo país com depoimentos de Obama, na época em campanha para Presidente e o seu jargão “Yes, We Can” e entrevistas de Bush falando a respeito da crise econômica americana. Com cenas onde Frankie e Russell discutem como fazer sexo com uma mulher ou mesmo, a história de Russell quando preso, “ficou” com um presidiário mais velho e ter relações sexuais, por ter o ânus limpo. Junto a isso, os guetos de Boston mostrando o lado sujo da América.
 
Pitt faz um papel mais cru e sem o glamour de personagens em filmes como “O Curioso Caso de Benjamin Buttton (2008)” e da saga “Onze homens & Um Segredo (2001, 2004 e 2006)”. Onde ele tem que mostrar todo o cinismo e coração frio de seu personagem. Que diz numa conversa com Driver no dia da eleição de Obama para Presidente. Cogan fala que Obama diz que a população dos Estados Unidos é uma comunidade e todos devem ajudar uns ao outro. Mas na verdade, é cada um por si.O Homem da Máfia” é baseado no livro “Gogan’s Trade (1974)” do autor americano George V. Higgins, conhecido por escrever romances envolvendo a máfia de Boston.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zendaya & Os "RIVAIS"

Ao contrário do que se pode imaginar, o drama “ Rivais ( Challengers , 2024) ” não é um filme sobre tênis. Apesar do foi visto nos trailers e os vídeos promocionais, o filme discute a relação entre Tashi Duncan e os amigos de infância Art Donaldson e Patrick Zweig. Eles são interpretados pela musa Zendaya , Mike Faist (da refilmagem “ Amor Sublime Amor , 2021”) e Josh O’Connor (o Príncipe Charles da série Netflix “ The Crown ”, 2016 a 2023) respectivamente. Dirigido por Luca Guadagnino de “ Me Chame Pelo Meu Nome (2017)” a partir do roteiro escrito por Justin Kuritzkes . Zendaya é a jovem tenista com futuro promissor. Já os personagens de Mike e Josh almejam ser grandes tenistas.  A princípio, o conto se mostra simples, só que não é.  Tashi é uma mulher ambiciosa, que deseja aproveitar ao máximo seu talento para o esporte. Art e Patrick, tem interesses próprios. O primeiro quer conquistar todos os torneios que participar, já o segundo deseja fama e fortuna. Embora Patric...

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...