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"GONZAGA, DE PAI PARA FILHO", 1 TRIBUTO À MÚSICA BRASILEIRA



Em meio à estreia do novo filme de James Bond, temos nas salas de cinema do país, o filme que conta a história do Rei do Baião Luiz Gonzaga desde seu nascimento na cidade de Exu no sertão de Pernambuco, sua ascensão como músico até a reconciliação com o filho Gonzaguinha. Este é o mote de “Gonzaga, De Pai Para Filho (2012)”.


Dirigido por Breno Silveira, que dirigiu a cinebiografia da dupla sertaneja Zezé de Camargo & Luciano, “2 Filhos de Francisco (2005)”. Silveira consegue fazer um excelente trabalho ao contar como foi à vida de Gonzaga, filho de sanfoneiro, desde sua saída da cidade natal devido a um amor proibido e por isso acabou entrando para o exército. Dez anos depois, volta a se interessar por música na cidade do Rio de Janeiro. Passados quatro anos tocando valsas, tango e choros, já desistindo da carreira resolve compor uma canção que retrata esse descontentamento com a música e voltar às suas raízes, a música regional em especial, o forró.






Daí surge, o seu maior sucesso, “Asa Branca”. Que conta era a vida no sertão ao lado da família e sua relação com o pai. E como isso influenciou indiretamente a sua com Gonzaguinha. É o que pontua o filme, este conflito de gerações.


O elenco consegue dar uma ótima dinâmica a ela. Intenso em conversas entre pai e filho nos anos 80 (Adélio Lima e Júlio Andrade), emotiva na narrativa de Gonzaga, da sua juventude em Exu (Land Vieira) até sua vida adulta (Chambinho do Acordeon) e suas dicussões com o filho (o menino Alison Santos e o jovem Giancarlo Di Tommaso). A parte musical foi escolhida a dedo para trabalhar de acordo com a trama em sincronia com a atuação de seus atores, em especial Júlio Andrade e Chambinho do Acordeon. Um dos pontos de discórdia entre eles, Gonzagão era simpatizante dos militares quanto o filho Gonzaguinha lutava contra a ditadura na década de 70.






O filme vale o ingresso como uma grande homenagem a dois dos maiores compositores e interpretes da música no Brasil. Suas desavenças ficam pequenas na telona ao lado das grandes canções que fizeram. Outro ponto positivo é a excelente reconstituição de época e a bela fotografia de Adrian Teijido.




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