Pular para o conteúdo principal

Um Toque ... "CONTÁGIO" ...


Como principal estréia deste final de semana, temos o filme “Contágio (Contagion, 2011)” dirigido por Steven Soderbergh que conta como uma pandemia que corre pelos quatro cantos do mundo, é um risco de vida para todos. Com um vírus mortal, ele conta uma história que poderia estar realmente acontecendo na vida real.

O filme começa com a personagem de Gwyneth Paltrow, uma alta executiva que viaja pela empresa, que está em Hong Kong para uma reunião de negócios e aproveitando um momento de lazer na cidade acaba contraindo sem querer o vírus e assim volta para casa, pensando em se tratar de uma gripe causada pelo fuso horário.


Já em casa e ao lado do marido, interpretado por Matt Damon, ela falece e os médico não tem maiores explicações sobre a sua morte. Indignado, ele corre atrás de informações mas acaba internado no próprio hospital por suspeita de estar doente também e é isolado de todos. Enquanto isso, casos relacionados ocorrem ao redor do globo, mais precisamente na China, no Japão, na Inglaterra, além do próprio Estados Unidos.

Daí entra o Centro de Controle de Doenças, dirigido pelo personagem de Laurence Fishburne, que designa Kate Winslet, a epidemologista de campo do filme para descobrir como o vírus se espalha rapidamente entre a população. Enquanto isso, é enviada para a China, outra especialista da área, a personagem de Marion Cotillard para descobrir a origem do vírus. Em meio aos caos, temos o personagem de Jude Law, fazendo um repórter sensacionalista que faz uso do blog pessoal para espalhar o medo entre as pessoas.


É uma corrida contra tempo e Soderbergh mostra o por quê é uns dos melhores cineastas de sua geração. Relembrando a técnica utlizada em “Traffic”, vemos o drama pessoal de cada personagem e que converge para uma situação comum entre eles. Onde o medo pela perda de seus entes queridos e o sentimento de impotência em não saber como reagir tamanha catástrofe.


Temos também nos pequenos detalhes contidos em cada enquadramento da película, não há aproximação nos rostos dos personagens e sim em cada aperto de mão, ao abrir a porta e tocar em uma maçaneta, tomando um copo d’água, um abraço, um beijo ou mesmo um gesto de carinho. Ao mesmo tempo, Soderbergh critica a indústria farmacêutica que se aproveita desse tipo de doença para monopolizar a fabricação da cura, o modo que o governo não divulga realmente como estão as coisas e os órgãos de imprensa que utiliza o momento para conseguir mais audiência. 

Como reflexão: em tempos de desespero temos que nos unir e não pensar somente individualmente. Temos que lutar juntos, deixar as diferenças sociais e financeiras de lado e pensar num bem maior. Lutar pelos nossos direitos como uma sociedade. Viver harmoniosamente e acima de tudo, respeitar a saúde do planeta que vivemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita a "CASA WARNER"

Aberta desde 01 de setembro, a exposição que celebra os 100 anos dos estúdios Warner Bros. , chamada “ Casa Warner ”. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado (Zona Oeste) na cidade de São Paulo. Ela nos traz seus personagens clássicos dos desenhos animados Looney Tunes como Pernalonga, Patolino, Frajola e Piu-Piu. Em especial, “ Space Jam (1996)” e “ Space Jam : Um Novo Legado (2021)”, ambos com as estrelas do basquete Michael Jordan e LeBron James respectivamente. Além da dupla Tom & Jerry. Filmes que marcaram a história da Warner também estão lá. Como a reprodução do cenário do clássico " Casablanca (1942)" estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Somado aos heróis do Universo Estendido DC que já estão na entrada da exposição. A  Liga da Justiça surge em tamanho natural como estatuas de cera. O Cavaleiro das Trevas está representado pelo seu Batmóvel do antológico seriado estrelado por Adam West e ao seu lado o furgão Máquina do Mistério da turma do ...

Visita à "SPACE ADVENTURE"

Aberta em 26 de agosto deste ano, a primeira exposição com material da NASA na América Latina, a “ Space Adventure ”. Localizada em um espaço no estacionamento do Shopping Eldorado na cidade de São Paulo, ela tem atraído pessoas que se encantam com os mistérios do espaço bem como a viagem espacial. Lá encontramos desde as primeiras vestimentas usadas pelos astronautas até o traje utilizado por Neil Armstrong no primeiro voo tripulado para a Lua em 1969. Junto a uma réplica do modulo lunar que ele, Buzz Aldrin e Mike Collins comandaram na Apollo 11. Lá vemos os primeiros projetos da NASA, como os instrumentos de navegação para os protótipos, Mercury e Gemini. Junto ao foguete Saturn V, este sim utilizado para os voos tripulados até a Lua. Inclusive possui sua versão em escala de miniatura, onde vemos cada um dos seus três estágios, chamados S-IC (primeiro estágio), S-II (segundo estágio) e S-IVB (terceiro estágio), usavam oxigênio líquido (lox) como oxidante. Sendo composta de três pa...

Simplemente "TINA"

O que pode ser dito sobre Tina Turner ? Conhecida como a Rainha do Rock e a dona das mais belas pernas do mundo da musica. Hoje aos 81 anos, não faz mais shows como antigamente. Aproveita a aposentadoria para cuidar da sua saúde. Após sofrer um derrame, vencer o câncer e uma insuficiência renal onde precisou se submeter a um transplante em 2017. Sobreviver e lutar pela vida faz parte do dicionário pessoal de Tina.  Desde o casamento abusivo com Ike Turner e a traumática separação, onde precisou começar do zero sua carreira. Ainda tendo que lidar com  o preconceito da indústria fonográfica, que não acreditava no seu talento sem a presença de Ike. Na época, tinha 39 anos.  Comprovado em 1984 com o sucesso mundial do disco “ Private Dancer ”. Dai sua carreira deslanchou de vez, consolidada com o tema musical composta para “ Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985)”, “ We Don’t Need Another Hero ( Thunderdome )”. Onde inclusive atuou fazendo a vilã da película, Auntie Enity....