O cineasta austríaco Edward Berger chamou atenção do grande público e da crítica com a refilmagem do clássico do cinema, “Nada de Novo no Front” em 2022. Comentamos no link: https://cyroay72.blogspot.com/2023/02/o-drama-de-guerra-nada-de-novo-no-front.html. Já em 2024, tivemos “O Conclave”. Trazendo os bastidores da igreja para a escolha do novo Papa. Para saber mais no link: https://cyroay72.blogspot.com/2025/01/conclave-os-bastidores-do-vaticano-como.html. Agora em 2025, Berger nos leva até Macau ao thriller “Balada de um Jogador (Ballad of Small Player, 2025)”. Baseado no romance homônimo (2014) de Lawrence Osborne e adaptado por Rowan Joffé.
Nos apresentam o irlandês Brendan Reilly, feito pelo Pinguim Colin Farrell. Um viciado em jogos de azar vivendo em Macau. Ele é um expert do mundo das finanças, que é procurado na Inglaterra por fraude. Se auto proclama “Lord Doyle” e mora em hotéis de luxo da cidade. Além de frequentar todos os cassinos locais. Somado ao vício em álcool. Conhecido como “Gwello” por todos. Um tipo de “fantasma branco”. Passa o dia dormindo e a noite, frequenta qualquer mesa de jogo. No caso, as de bacará. Quem tira a carta mais alta, vence. Num deles, conhece a misteriosa Dao Ming (Fala Chen).
Ela o ajuda financeiramente no festival Ghost. Um jogo secreto de cartas em Macau. Na primeira noite, Reilly perde todas. E para piorar sua situação, a investigadora Cynthia Blithe (Tilda Swilton, a Anciã do Universo Cinematográfico Marvel) o encontra. Ele a convence para não o levar preso. Diz que vai devolver todo dinheiro que tirou de uma de suas clientes. No caso, uma idosa. Fazendo com Reilly corra contra o tempo para se salvar e quitar seu debito com Dao. Envolvendo o embate com a jogadora veterana “Avó (Deanie Ip)”.
Berger traz em “Balada de um Jogador”, um thriller psicológico envolvente que exibe toda a dualidade do personagem de Farrell. Uma pessoa falível que se deslumbra com o luxo e precisa lidar numa situação extrema. Neste caso, o arrependimento por ter arriscado a vida de Dao e a perseguição implacável de Blithe. Numa edição ágil de Nick Emerson, que dá ênfase à interpretação de Colin. Arrogância, sentimento de culpa, auto engano e vicio em jogo. Somada à fotografia de James Friend, que amplifica a visão de Edward sobre Macau. Suas luzes e a elegância em cores vivas e quentes, rivalizam com Las Vegas.

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